No dia 21 de maio de 2021, a partir das 9 horas (horário de Brasília), você tem um encontro marcado com os principais stakeholders da cadeia do algodão. O Cotton Connection, evento 100% virtual realizado pela Syngenta, vai reunir especialistas para falarem sobre o cenário atual da cultura e as expectativas para o futuro do mercado. Neste ano, a iniciativa pretende conectar ainda mais pessoas ao debate, através da importante parceria com a ABRAPA (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão). 

Mercado internacional é destaque do evento

Com a assinatura “das lavouras brasileiras para o mundo”, o Cotton Connection de 2021 vai abordar as perspectivas de diferentes profissionais sobre o tema da comercialização e tópicos relacionados, com o intuito de orientar os agricultores para o novo cenário, pensando nas próximas safras.

Nesta edição, o evento vai ganhar proporção internacional com a participação de Marcelo Duarte, representante da ABRAPA/Cotton Brazil, diretamente de Singapura. Além dele, contaremos com a presença de importantes nomes: 

  • Márcio Trento – Gerente de Marketing da Cultura do Algodão da Syngenta;
  • Walter Horita – Presidente do Grupo Horita; 
  • Júlio Busato – Presidente da ABRAPA;
  • Pedro Dejneka – Sócio-Proprietário da MD Commodities;
  • André Savino – Diretor de Marketing Syngenta Brasil;
  • Antonio Carrere – Diretor de Planejamento Estratégico da John Deere.

 

Márcio Trento afirma que promover eventos como esse é uma forma de reafirmar o compromisso da Syngenta com a cadeia do algodão. “Mais do que reunir grandes nomes, queremos compartilhar conhecimentos e destacar as qualidades relacionadas ao processo de produção da pluma de algodão brasileira”, conta.

Como o nome do evento já diz, a ideia é gerar conexão entre toda a cadeia do algodão, incluindo o público, que também vai poder realizar perguntas para os painelistas por meio da plataforma de transmissão do evento.

Como a pandemia afetou o cenário do algodão

Nos anos 90, o Brasil foi o maior importador de algodão do mundo. De lá para cá, o cenário mudou, e o Brasil assumiu o papel de 2º maior exportador mundial, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Esse resultado é fruto de um trabalho incisivo e consistente que os cotonicultores têm realizado em conjunto com à ABRAPA, focando a adoção de boas práticas culturais, ambientais e sociais; o uso de novas tecnologias; investimentos em processos de colheita e beneficiamento de última geração; e a promoção da fibra brasileira nos mercados interno e externo.

colheitadeira de algodão na lavoura

Em 2020, com o início da pandemia, a cotonicultura foi muito afetada. “Numa situação de crise, o algodão passa a ser tratado como um item de segunda e até terceira necessidade”, explica Trento.

O primeiro impacto que o produtor sentiu foi a queda na demanda e, consequentemente, nos preços da commodity na bolsa de Nova York, onde ela é listada. Com a paralisação das economias e o fechamento temporário de shopping centers e grandes redes varejistas, o consumo de têxteis diminuiu significativamente. Em paralelo, as propriedades e as empresas do setor cotonícola precisaram se adequar a um novo ambiente e a uma nova estrutura de funcionamento.

A ideia do Cotton Connection surgiu desse cenário, com o objetivo de reunir as principais lideranças do algodão para debater a situação e analisar as perspectivas do futuro da cultura. A primeira edição do evento, em 2020, foi um sucesso e ganhou tanta força que a Syngenta identificou a oportunidade de adicionar a ação ao calendário anual da empresa.

 

 

“No ano passado, estávamos vivenciando um período muito incerto, em função de um cenário nunca vivido antes. A expectativa era de que sairíamos com uma rapidez maior desse cenário, o que não aconteceu. Porém, com a vacinação avançando nos países e com os pacotes de incentivo às economias chegando, a perspectiva é muito mais positiva para o futuro do algodão”, afirma Trento.

 

Cotton Connection e ABRAPA: uma parceria de sucesso

A ABRAPA está há 22 anos no mercado, auxiliando os cotonicultores em projetos com 4 pilares: rastreabilidade, sustentabilidade, qualidade e promoção do algodão brasileiro. No evento, os palestrantes da associação vão falar sobre dois importantes projetos:

  1. Sou de Algodão – Voltado para o mercado nacional, tem como intuito promover a fibra brasileira em nosso país, estimulando o consumidor final a ter uma percepção diferenciada do nosso algodão.
  2. Cotton Brazil – Tem como principal objetivo incentivar a promoção do algodão brasileiro no mundo, mostrando a importância da rastreabilidade e da qualidade.

Quando o assunto é o cenário internacional do algodão, as principais preocupações dos agricultores são sobre como promover a qualidade da fibra brasileira, acessar novos mercados, abrir novos horizontes, adquirir mais market share e ser reconhecido por isso. Márcio Trento explica que o produtor quer conquistar novos mercados: “Atualmente, a cotonicultura nacional atinge altíssimas produtividades e elevados padrões de qualidade, o que nos permite acreditar que é possível ampliar a nossa participação nos grandes mercados consumidores”. 

lavoura de algodão

Desde 2012, o Brasil tem um programa que assegura a sustentabilidade do algodão produzido nacionalmente, o ABR (Algodão Brasileiro Responsável), que opera em benchmark com a BCI (Better Cotton Iniciative), outra iniciativa mundialmente reconhecida. Essa parceria contribuiu para que o Brasil se tornasse o campeão mundial de fibra sustentável.

“Na temporada 2019, nós fomos o maior fornecedor, com 36% de todo o algodão licenciado pela BCI no mundo. Além disso, 75% da safra brasileira foi certificada na temporada 19/20, e a expectativa para a safra 20/21 é de alcançar o índice de 80%”, afirma Júlio Busato, presidente da ABRAPA.

 

Cotton Connection: produtores e especialistas conectados virtualmente

Júlio Busato frisa a importância de eventos como o Cotton Connection, que conecta produtores a especialistas de maneira digital. “O agronegócio e o campo não esperam. Se a gente não pode se encontrar presencialmente, é essencial que essa troca de informação possa ser feita de maneira virtual”, conclui o presidente da ABRAPA.

Por isso, a Syngenta realiza mais uma edição do Cotton Connection, mostrando que não mede esforços para estar ao lado do produtor em todos os momentos. A inovação faz parte do nosso DNA — e inovamos junto com você.

Acompanhe nossas redes sociais, que em breve divulgaremos o link do evento.